segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Feliz Ano Novo!

Porque isso agora? Então, percebi que não postei absolutamente nada sobre a virada. Acho que perdeu o seu significado, perdeu a sua importância. Acho que é algo que eu preferia nem comemorar. Comemorar o que? Um ano a menos de vida? Um ano a menos pra fazer as coisas que eu quero? Ou comemorar que agora eu tenho um ano inteirinho pela frente pra fingir que cumpro as minhas promessas.
Esse ano não pedi nada. Não prometi nada. Não quero nada. Só desejo a todos que os seus sonhos se realizem. Quanto aos meus, eu corro atrás.
Enfim, o que fez eu perceber essa não manifestação festiva foi o livro que eu supostamente deveria ter lido para fazer o vestibular, Feliz Ano Novo do Rubem Fonseca. Li só o resumo assim como o outros 8 livros. As poesias eu nem me dei ao trabalho de procurar. (E fica a dica que Literatura foi a minha melhor nota no vestibular.)
O que me chamou atenção no resumo é que na verdade o livro é completamente o oposto do que se esperava. O Ano Novo é sempre um momento de alegrias, festas, comidas e mais comidas. Desejos, promessas para um mundo melhor, uma vida melhor. O livro de Fonseca retrata o contrário disso. Retrata a vida de pessoas que não podem comemorar o Ano Novo "como se deve" (sei bem como é -q), pessoas perturbadas. Chega a ser perturbador. Mas acho que devido a surpresa, me interessei e já está na lista de livros a serem lidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário