segunda-feira, 29 de março de 2010

Música

Assunto bem complexo hoje. Mas "música" é algo sobre o que eu sempre quis escrever aqui. Porque eu acho a música umas das coisas mais incríveis existentes, mesmo sendo conhecida a muito tempo. Não é por sua complexidade (sim, pra mim é complexo, não entendo sobre partituras, muito menos de instrumentos, e digamos assim, a minha voz não é boa para cantar), ou por seus grandes compositores e sim, pela música em si, pela sua essência e pelo o que ela nos faz sentir.
Hoje em dia, através de experiências com plantas, já foram comprovadas as influências da música em plantas de várias espécies e com variação de resultado conforme o estilo da música. E já que as plantas se submetem aos efeitos da música, porque nós não?
O mais incrível é a forma como ela influência nas nossas emoções. Se você está triste, uma música pode te deixar na "deprê", enquanto outra, pode levantar o seu astral. Há músicas que nos deixam empolgados e nos fazem extravasar, tem aquelas que nos fazem cantar, outras dançar, outras querer total silêncio para aprecia-las.
Existem outros fatores que mostram como a música é importante no nosso dia-a-dia, um deles é o fato de que "certa música me lembra...", pode ser porque no momento do acontecimento vocês estivesse escutando a música, ou a letra te lembra o fato, ou a melodia, whatever... outro é que conforme o estilo da pessoa tu pode ter uma certa noção do seu estilo musical, e assim uma noção de quem a pessoa é. Gosto musical importa tanto quanto o gosto por livros, ou o fato de nem gostar deles.
Comece a prestar atenção no seu dia-a-dia, preste atenção nas músicas que você escuta, e o que elas te fazem sentir; preste atenção na trilha sonora do próximo filme que você assistir, se for de terror, experimente botar no mudo na pior cena do filme, e você vai ver que o susto no fim nem é tão grande, se for de romance, você vai perceber que sem a música de fundo, a cena do "casalsinho" se beijando, perde um pouco a graça. Enfim, preste atenção.

A seguir, uma listinha básica das músicas que eu escutava enquanto escrevia esse post. E sim, eu sou bem eclética, o que é bom, assim não me limito.

Tokio Hotel - Through The Monsoon
Katy Perry - Waking Up In Vegas
Usher - Yeah
Alanis Morissette- What If God Was One Of Us
Naldo e Lula - O Meu Sonho
Jojo - Leave
Mika - Love Today
Aerosmith - I Don't Wanna Miss A Thing
Beach Boys - Doo Wa Ditty
Beach Boys - Good Vibrations
• Vera Loca - Meu Toca Disco Se Matou
• Engenheiros do Hawaii - Melhor Assim

4 comentários:

  1. Interessante. Talvez eu escreva algo assim algum dia (nem que eu tente, eu não consigo fazer melhor!). Aliás, eu acho que tu escreve tri bem, Íris. O teu texto é simples, não tem linguagem difícil, mas tem o que na música se chama "feeling". Sabe, o texto fez, pelo menos eu, sentir alguma coisa.

    E sim, a música é poderosa. Vivemos num mundo de ritmos, se pararmos para perceber. É uma bela e variada sinfonia.

    ResponderExcluir
  2. Ahh, que lindo Bean. Muito obrigada mesmo pelos elogios. E eu juro, tento dar o máximo de mim nesses textos, para poder passar pro papel, ou nesse caso, para o blog, o que eu sinto. Que bom que ele te fez sentir alguma coisa, essa era a intenção.

    E agradeço pelas palavras sábias. E eu concordo plenamente contigo, é uma bela e variada sinfonia.

    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  3. Bah, se música não é tudo, é boa parte de tudo, hehehe. Tem certas coisas na música que vai bem além da letra das músicas, mais a ver mesmo com o sentimento que a melodia, a harmonia e o ritmo te passam, e isso eu realmente interessnte.

    Gostei do texto, como o Bean falou, é simples e dá o "feeling".

    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada querido :D
    E eu acho que sem música, não somos nada, fato.

    ResponderExcluir