sexta-feira, 26 de março de 2010

A eterna guerra dos sexos

Todos sabem que o assunto "homens e mulheres" é sempre um tema que levanta muitas questões, discussões e por aí vai. Mas o que eu acho mesmo é que as mulheres nunca concordarão com os homens e os homens JAMAIS entenderam as mulheres.
Primeiro que, eles fazem de tudo pra agradar os amigos, desde serem "troxas" e pagarem a deles de nojentos (no sentido irritante da palavra, e não de higiene) até de "garanhões", que só falam de sexo (o que na maioria das vezes, é só da boca pra fora, já que os mesmo nunca o praticaram). Enquanto elas, são totalmente delicadas, que chegam a passar por frescas; dedicadas, que são vistas como exibicionistas e oferecidas; e sensíveis, que as vezes uma simples palavra as machuca. Eles dizem procurar entender o suposto mundo complexo que é a mente feminina, quando na verdade, as respostas estão bem debaixo de seus narizes. Só falta abrirem mais os olhos e o coração.
E eles são tão competitivos e com tanta fome de superioridade que usam, o que a mulher conquistou após muitos anos de trabalho e protestos, contra elas mesmo. Uma certa igualdade. Que na verdade, de igualdade não tem nada. Porque, apesar de terem conquistado o direito a certos cargos, cedidos apenas a homens no passado, elas ainda sofrem com os preconceitos e machismos pelo mundo afora. E com certeza, mesmo sem dado algum ou fonte que comprove, posso dizer que isso é um "sofrimento" mundial, independente de raça, credo ou cultura. Mas voltando ao assunto "competitividade e fome de superioridade", eles usam a desculpa de igualdade para tratá-las como se fossem um de seus amigos, como se adorassem ouvir palavras profanas, participar de discussões impróprias e receber os "tapinhas amigáveis", com força execiva.
E como diria o meu professor "as mulheres são assim maravilhosas...para agradar nós, os homens, reis do universo". E diante disso, o que 4 gurias, em uma turma de 22 alunos, poderiam fazer para argumentar contra 18 guris mais um professor? Apenas sorrir, como se isso não as afetassem moralmente.
Mas o fato é que, anos se passaram, e mais anos passarão, e técnicamente nada muda. Enfim, estamos fadados a conviver em um mundo onde as mulheres são vistas como inferiores e os homens como brutamontes. Digamos que sim, existem as mulheres que realmente acreditam serem inferiores e veneram os homens, apesar de todo o sofrimento que causaram a elas (masoquistas, maybe? - ok, não resisti), e sim, existem os homens que são verdadeiros brutamontes, que não se importam com ninguém, a não ser, com o seu próprio ego.
Mas deixo claramente dito aqui que, para esses títulos (que não são como um Óscar ou um título de Miss, mas que muitos gostariam de obter), existem exceções. Há muitas mulheres guerreiras, que não se deixam abater por qualquer coisa e que jamais desistirão dos seus direitos. E também há homens que são deveras dignos de ter em mãos, o coração de uma mulher.

5 comentários:

  1. Não na verdade.

    Qualquer um que estude história consegue ver como a mulher ganhou espaço no mundo dos tempos antigos até agora. Na Roma antiga, por exemplo, sexo com mulheres era apenas por fins de reprodução, gerar herdeiros. Homossexualidade naquele tempo era geral.

    Enfim, estudando história podemos ver que logo, em uns, vamos dizer, 200 anos a mulher terá o mesmo espaço e os mesmos valores dos homens.

    E tu me inspirou a criação de uma personagem. :)

    ResponderExcluir
  2. Você está certa no que disse sobre quererem igualdade mas não quererem o amigável tabefe nas costas. As mulheres devem ser tratadas com igualdade na qualidade de seres humanos, mas ainda assim não deixam de serem mulheres.
    Da mesma forma com os homens, que não deveriam perder a própria personalidade por causa desses estereótipos babacas que se tem por aí.

    Isso não é algo que vai vir da noite para o dia no mundo; mas isso não quer dizer que não possamos começar mudando a nossa sala de aula.

    To contigo aí, se precisar. Tem muito cabeça-oca que tem que crescer.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Querido Bean, o espaço para mulheres no meio masculino foi só um dos tópicos levantados, mas eu sei que sim, já houve uma grande melhora, mas acredito que, mesmo que esses 200 anos passem, elas nunca serão tratadas totalmente com igualdade, é a minha opinião.

    Querido Marcus, primeiramente, obrigada. E segundo, apesar de tentarmudar a sala de aula, tu tem noção do quão dificil isso é, afinal de contas, além dos colegas machistas, ainda conto com professores pra ensentivar o estereotipo babaca, assim como tu falou. Mas é isso aí, não deixarei de tentar, vai que um dia funciona. Obrigada pelo apoio sempre, saiba que te considero um amigão.

    Beijos aos dois. :*

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas, não temos muito o que fazer além de sorrir e fingir que nada aconteceu mas, com certeza, essas 'brincadeiras' não são legais. Concordo com vocês que, nem que 200 anos passem, as mulheres serão tratados com igualdade pelos homens. Eles sempre encontrarão uma forma de nos tratar com desrespeito, principalmente em público.

    ResponderExcluir
  5. O pior de tudo é tu conversar com uma mulher e ela te dizer: "Isso acontece em todo lugar, tu tens que aprender a lidar com isso." Logo, tenho que me acostumar, ao invés de tentar mudar. É exatamente desse tipo de mulher que eu falei ali no texto, as que "se submetem aos homens". Porque eu preciso mudar e me acostumar, se na verdade não sou eu quem tem que crescer? Isso só me deixa mais triste. E enquanto esse tipo de mulher existir, nada vai mudar!

    E sobre o que tu falou, Grazi querida, sobre eles nos desrespeitarem, principalmente na frente dos amigos, eu já generalizaria. Diria que eles fazem isso única e somente para agradar aos amigos e se mostrarem como "superiores". Temos grandes exemplos desse tipo de pessoa em nosso dia-a-dia. Conseguimos perceber a diferença com que falam com a gente, e as vezes, nem o fazem. Mas o que importa agora, é mostrar que a gente é sim MUITO MELHOR do que muitos ali. Porém, não da mesma forma como eles o fazem. E sim com a sutilidade de uma mulher. ;]

    ResponderExcluir